Resumo

Sem jogos no fim de semana, Copinha tem dois times já classificados

São Luiz e São José garantiram vaga antecipada entre os oito. Novo Hamburgo e Grêmio, além do Pelotas, estão muito perto dos mata-matas

Foto: Eduardo Torres - AI São José - Zequinha, do técnico Thiago Gomes (foto), vai seguir conciliando a Copa com a Série C do Brasileirão

Marcada por frequentes alterações de datas de jogos, a edição 2023 da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) não teve partidas neste fim de semana. Por enquanto, dois times com campanhas muito acima da média já garantiram lugar nas quartas de final da competição, que termina em 26 de outubro: São Luiz e São José. O Pelotas só fica de fora dos mata-matas em caso de combinação improvável de resultados. 

Avançam de fase os dois primeiros de cada um dos três grupos, além dos dois melhores terceiros colocados, considerando o aproveitamento. Diante desse cenário, o Áureo-Cerúleo só deixaria de se classificar caso o São Borja ganhe suas três partidas restantes na chave C – ainda assim, a equipe de Wiliam Campos teria que ser ultrapassada pelo sub-20 do Grêmio e seguir atrás do Novo Hamburgo. 

Outra característica do Troféu Rei Pelé envolve os cenários vividos pelos clubes. Dono do segundo melhor aproveitamento, o Zequinha, por exemplo, luta por vaga nos quadrangulares finais da Série C do Brasileirão. Já o Grêmio usa uma equipe sub-20, por vezes reforçada por atletas com poucos minutos no profissional, enquanto o Juventude deslocou o time B para a competição. Há, ainda, clubes que jogarão a Terceirona Gaúcha, a partir de setembro, como Novo Horizonte, Real e São Borja.

Técnicos projetam equilíbrio 

A reportagem do DP conversou com os treinadores das duas equipes de melhor campanha até o momento na Copinha. Em comum, os comandantes de São Luiz e São José projetam um mata-mata equilibrado. “Não me atrevo a dizer quem chega mais forte. Algumas equipes agora vão se focar. Está terminando a Série D, Divisão de Acesso, Série C. O próprio Grêmio deve vir com um time mais forte. Vai ser muito igual”, analisa Cristian de Souza, do Rubro de Ijuí. 

Já Thiago Gomes, ex-técnico da dupla Bra-Pel e atual comandante do Zequinha, lembra do variado número de clubes campeões do torneio ao longo da história. “É uma competição que, quando entra no mata-mata, você não consegue definir favorito. Acho que tanto os times que estão na primeira divisão do Gaúcho que estão na Copa quanto os times da segunda divisão têm potencial de buscar o título”, afirma.

Rubro de Ijuí, comandado por Cristian de Souza (foto), tem foco exclusivo na competição. Foto: Lucas Dornelles - São Luiz

Foco total e divisão de atenção 

A realidade dos dois treinadores ouvidos, aliás, reflete a do Troféu Rei Pelé como um todo. Ao contrário do São José, o São Luiz participa só da Copinha. O clube de Ijuí é o atual ganhador do torneio, à época sob comando de Wiliam Campos. Cristian de Souza vê aumento de responsabilidade em função do foco exclusivo. 

“Viemos trabalhando há bastante tempo, com uma pré-temporada longa. Esses adiamentos por um lado foram bons pra gente poder trabalhar, ir melhorando o modelo, ajeitando. Os jogadores compreendendo melhor. Então acredito que a gente vai chegar numa condição boa nos mata-matas”, diz. 

Já Thiago Gomes trata o Troféu Rei Pelé de maneira totalmente oposta. “A gente tem aproveitado a Copa da FGF pra oportunizar os atletas que não vêm jogando e ganhando tanta minutagem na Série C. […] Tem sido muito importante pra gente oportunizar, deixar os nossos atletas no mesmo nível de volume de jogos, de minutagem, pra estarem preparados pra qualquer desafio”, comenta. Nos 4 a 1 sobre o Novo Horizonte, na quarta-feira, Guilherme Beléa, ex-meia-atacante do Brasil, estreou e marcou gol.

Próximos jogos do Lobo

27 de agosto | 15h
Pelotas x Grêmio (sub-20)
30 de agosto | 15h
Novo Hamburgo x Pelotas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vai Futuro, do Stud Lobão de Pelotas, fatura o GP Princesinha 2023 Anterior

Vai Futuro, do Stud Lobão de Pelotas, fatura o GP Princesinha 2023

Pelotense disputará o Pan-Americano de Snooker Próximo

Pelotense disputará o Pan-Americano de Snooker

Deixe seu comentário